Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Preparar uma festa

Planejamento, essa é a palavra-chave de uma boa festa. Cardápio, lista de convidados, flores, local, horário, data, enfim, várias coisas. Mas Elsa Maxwell nos alerta sobre uma coisa muito interessante, preparar-se também para imprevistos, e mais ainda, coisas que a gente não pode controlar.

Por exemplo, planejar uma festa ao ar livre (no verão em Curitiba), é preciso contar com a instabilidade... Então nesse caso o que fazer?

Preparar um plano alternativo para o serviço dentro de casa (ou do buffet), conservando o senso de humor, pede ajuda a todos. Quem tiver sido previdente fará isso com um sorriso nos lábios, caso contrário, em poucos minutos estará descabelado (a).

Mas festa ao ar livre não é o único risco de preparar uma festa, e para todas as situações é aconselhável começar por uma lista.

Decida o que deve ser feito e anote. Primeiro a lista de convidados, como planejar se não se sabe o número de pessoas?

Em seguida o menu, então a lista de compras (alimentos, bebidas, flores, música).

Quanto ao menu lembrar sempre que a cozinha clássica é sempre a melhor. Não é hora de se experimentar uma prato muito exótico, ainda mais quando se trata de algo maior, com mais convidados.

Se for no restaurante converse com o chef ou maitre antes, se for em casa, planeje segundo a capacidade de sua cozinha e serviço (copos, talheres, toalhas, guardanapos, etc).

Não se deve servir pratos que nunca se provou. Se for a gente mesmo a cozinheira, é melhor experimentar antes.

Se se recebe frequentemente e as mesmas pessoas, evite repetir os pratos. Se se recebe pouco, uma ou duas vezes por ano, não há com o que se preocupar.

É sempre bom também ter mais comida do que bebida, é terrível imaginar que faltar qualquer uma dessas duas coisas.

Para a lista de compras, tome o menu e o número de convidados e acrescente 25% a mais. O que sobrar pode ser congelado. Mas e se faltar??? Descongelar o menu da festa passada??? As bebidas é bom procurar uma loja que forneça em consignação, paga-se o que se consumiu.

Verifique os ítens que devem ser comprados antecipadamente, deixe para a véspera as verduras, frutas e legumes.

Flores, não economize, mas não exagere. Faça com que cheguem perto do meio do dia da festa, para que se possa arrumás-la como quiser. Nada pior do que flores cansadas e murchas, pode parecer fim de velório.

Outro detalhe importante é a iluminação. Cuidado com a luz fria, ela envelhece e mostra tudo o que se quer esconder. A luz direta também é um horror.

Elsa cita um trecho de um livro de Oscar Wilde, O Leque de Lady Windermore (ou Windermer), onde se reconhece o valor de cores quentes para as mulheres. Lady Windermore diz: Nunca confessei mais de vinte e nove anos, ou trinta no máximo. Vinte e nove, quando o abajur é rosa, trinta quando não o é.

No cinema esse livro foi adaptado no filme "A good woman":




Cuidado com o ambiente de penumbra, pode dar um sono geral.

De tudo eu penso que o mais importante (junto com a delicadeza e educação de quem recebe) é que o ambiente esteja limpo, brilhante, nada estragado, nem um canto empoeirado, nem prataria suja, espelhos embaçados.

E por último, se você pensa em receber mas não tem sangue frio para imaginar que alguém pode quebrar o seu rosenthal, manchar sua toalha adamascada, sujar seu persa... Receba em um restaurante.

2 comentários: