Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A arte de receber de Elsa Maxwell

Hoje coloco um manual de etiqueta muito interessante que comprei por ocasião do meu doutorado.
Ah, claro, eu fiz doutorado em História, na área de comportamentos à mesa.
Eu adoro esse tema, comportamento, e como historiadora, eu o investigo há séculos...
Elsa Maxwell para quem não sabe era uma gordinha muito simpática, de língua afiada era uma colunista social norte-americana.
No prefácio à edição brasileira, Ibrahim Sued a apresenta ao público brasileiro, isso em 1964.
Sued conta que ela era a rainha dos eventos vips. Diz ele que foi ela que apresentou Grace Kelly ao Príncipe Rainier. Conta também que a convidou para vir ao Brasil, mas que a morte a surpreendeu antes da viagem. Que pena!!!!!
Ele lá pelas tantas diz, sem muita polidez, que "apesar de seu físico que nada tinha de atraente", obteve grande êxito social, pois é preciso mais do que beleza e elegância para que todas as portas se abram, é preciso ter charme.
Nisso concordo totalmente com ele, o importante é ter charme.
Por isso mesmo, nos próximos dias vou colocar minhas passagens preferidas desse manual, que é muito, muito bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário