Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Hatshepsut

Para Elsa Mxwell a primeira anfitriã da história foi Eva, quando esta ofereceu uma maçã para Adão. Divertido heim?
Quando Elsa começou a tecer sua tapeçaria do bem receber, como ela mesma disse, uma coisa a intrigou  e ao mesmo tempo a influenciou, Hatshepsut!
Elsa conheceu (?) Hatshepsut quando foi ao Egito e soube de sua existência. Foi ela uma rainha que viveu cerca de 2000 anos a.C., tinha muitos títulos, dos quais como anfitriã se destaca o de Renovadora de Corações.
Numa festa em honra aos que retornavam de sua expedição militar à Terra de Punt, ou Somaililândia exagerou em charme e elegância. A partir do Elsa disse descrevo a seguir:
Cinco grandes galeras movidas a vela e remos voltavam ao Egito, carregadas de coisas preciosas com marfim e ouro, e para recebê-los Hatshepsut preparou uma recepção. Precavida como só ela, planejando com super antecedência, a rainha tinha mandado com a expedição um grupo de artistas para fazer desenhos dos lugares por onde passariam. Por que ela fez isso? Ora, para compor o cenário da festa!!!
Então, criou um cenário de faz-de-conta, mas é claro que não incluiu coisas macabras, tipo mortos e feridos. Só o que foi de bonito na batalha e na viagem. Claro que isso pode acontecer porque eles ganharam.
Para essa festa não precisou contratar músicos e dançarinas, pois naquela época eles eram empregados na Corte, e com cabelos enfeitados com lírios, com harpas e flautas divertiram os convivas.
Para receber a rainha se vestiu com esmero, amplo vestido de cores ricas, seu longo cabelo trançado, e no alto na cabeça, uma massa de unguento suavemente perfumado.
Depois de adentrar o recinto, sentou-se num belo trono entalhado, enquando convidados menos importantes sentavam-se em cadeiras de dobrar.
Depois de servida a ceia os convidados a se divertirem ainda mais, jogando, por exemplo virgens no Nilo para alimentar os crocodilos. Estes também mereciam um banquete!!!
Elsa termina esse quase que episódio egípcio dizendo que as aparências mudam mas o coração humano permanece...
Se isso tudo tem cabimento histórico não é aqui o meu intento. Mas que é inspirador é!!!
Tirando os crocodilos é claro!
Abaixo coloco uma foto do seu templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário