Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

o que fica mal

No contínuo folhear de mais um número do Anuário das Senhoras, este do ano de 1949, achei um pequeno artigo: "O que fica mal".

1)
- Anuário das Senhoras - Não é correto levar crianças a uma festa de certa elegância. Somente se poderá fazer uma exceção tratando-se de uma ato íntimo entre parentes, ou amizades de muita confiança, e sempre que não sejam em grande número os convidados à cerimônia.
- Sissi - Mon Dieu que desagradável ir à uma festa com crianças correndo como loucas. Acho antes de mais nada uma desumanidade com as crianças, presas a umas roupinhas de pequenos adultos, sapatinhos apertados e imóveis. Melhor arrumar uma boa babá e deixá-las em casa. Assim para os pais solteiros é possível paquerar e os casados namorar (entre eles de preferência)
   

2)
Anuário das Senhoras - Baixar a cabeça para trás quando se vai beber é falta que denota vulgaridade e ausência de hábitos sociais.
Sissi - A comida ou a bebida vai até você, nunca o contrário. E beber até a última gota, nem sozinho no banheiro. Lembre-se: Deus me vê!!!


3)
Anuário das Senhoras - Se um visitante manifesta vontade de retirar-se depois de uma visita demorada, é imprudente insistir em que demore mais um pouco, apresentando novos pretextos para detê-lo.
Sissi - 5 horas da manhã e dizer que ainda é cedo... por favor... não cola. E vale também as mandingas para aqueles que ficam 24h de visita (quase um enduro), sal no fogo, vassoura de ponta-cabeça atrás da porta... Outro dia um amigo me contou que um amigo seu estrangeiro (acho que inglês), levou muito a sério esse costume que temos em dizer que é ainda cedo (às vezes até é verdade), e foi ficando, ficando....

4)
Anuário das Senhoras - O traje mais indicado para a noiva no dia do casamento civil é o costume, se bem que, conforme a estação, possa usar vestido elegante, devendo haver preferência pelos tons sérios.
Sissi - Eu casei de costume (calça comprida e blazer bege), estava bem.

5)
Anuário das Senhoras -Não é de muito bom gosto submeter as visitas a uma espera demorada na ante-sala.
Sissi - Imagine, de pé, esperando... Que desagradável. Imaginem só se a espera longa é numa ante-sala minúscula então. 

6)
Anuário das Senhoras - A pessoa que assiste à uma reunião elegante e tem motivos particulares de mau humor, deve evitar de toda sorte que ele transpareça. É também aconselhável, que não faça confidências explicando o seu aborrecimento, pois ninguém deve amargurar os convidados com assuntos desagradáveis.
Sissi - Ótimo, é fazer cara de paisagem e fechar o bico para fofocas.

7)
Anuário das Senhoras - Procure numa recepção falar o menos possível nas qualidades engraçadas de seus filhos, ou na inteligência dos parentes. É preferível que os outros observem tais qualidades.
Sissi - Isso pode ser difícil, mas é necessário. Fica ridículo ficar falando das gracinhas de nossas crianças e animais.


Esses conselhos não caíram de moda, não acham?

Beijíssimos.

6 comentários:

  1. Sissi, estes conselhos jamais sairão de moda, não é?!
    Beijo
    Alessandra
    http://indianaartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tem muita, mas muita coisa que nunca deveria ter sido deixadas de lado! É uma delícia ler suas postagens!

    ResponderExcluir
  3. Este texto está fantástico.....
    abraços de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  4. Oi Sissi,
    Realmente o que já não era de bom tom no passado, continua sendo no presente.
    As coisas são simples, o que nos falta é um pouquinho de atenção e, como dizem por aí, "simancol".
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Bárbaro Sissi!!
    Lógico que teus comentários são imprescindíveis!!
    Vou procurar nos meus anuários, mas tem algum texto a respeito do homem que chega em casa com marca de batom... Algo do tipo: não importune seu marido quando isso acontecer, procure se esforçar para ser uma boa esposa..

    Sou mais do tipo: Cague ele a pau! (não faria isso...hehe)
    Ou: bye,bye love! (essa é a melhor...)

    Vou procurar melhor para copiar direitinho, tu deves ter lido isso...

    ResponderExcluir