Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O que é ser um gentleman???

Quem nunca se fez essa pergunta???

Pois então, ontem mesmo falava do nosso querido Marcelino de Carvalho, expert em boas maneiras brasileiro, já falecido. Escritor do clássico "Guia das boas maneiras" e outros títulos deliciosos.

E folheando seu mais que maravilhoso Snobérrimo, achei um capítulo sobre esse conceito. De tudo separo uma pequena quase anedota:

"Um rapaz de excelente família e boas maneiras (somente lhe falta lume) foi convidado para passar o carnaval em uma propriedade em Correias, quase em Teresópolis. Havia um grupo simpático com ele. Certa manhã, o rapaz levantou-se, apanhou a gilette e as toalhas e foi à sala de banho, que ficava no fundo do corredor. Torceu o trinco e deparou com uma senhora, que tomava ducha.



Recuou, fechou a porta incontinenti e voltou ao seu quarto. Mas, no caminho, lembrou-se de que havia ouvido tempos passados o seguinte axioma: a diferença que há entre um homem bem educado e um gentleman é que, se bem educado entra em uma sala de banho e encontra uma senhora nua, fecha a porta e diz: Perdão minha senhora! e o gentleman diz: Perdão cavalheiro!
Lembrou-se do axioma e calculou tudo. À hora do almoço, logo no início do primeiro gole de aperitivo, dirigiu-se à senhora e contou:
- Imagine a senhora que, hoje pela manhã, fui ao banheiro e o trinco não estava fechado por dentro. Quando abri a porta, sabe quem encontrei tomando ducha?
- Não sei, quem?
- Seu marido!
A senhora teve um desses olhares, que somente elas sabem ter e, assim mesmo, em certas ocasiões especialíssimas. O episódio foi, logo depois, contado aos presentes de boca em boca e fez a volta por toda Copacabana!
Meu amigo de vinte anos, nunca seja um gentleman, feito assim de encomenda. Se lhe faltar a nuança - que é de fato um privilégio semidivino - seja simplesmente um homem bem educado, o que já é coisa admirável e rara, nos dias que vão".

Não é ótimo?

4 comentários:

  1. A D O R E I!
    Vovó diria: "não se faz um gentleman, como antigamente".
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E parece que mesmo antigamente já era difícil ser um gentleman, hoje então...

    ResponderExcluir
  3. Imagine,
    se já era difícil, agora me parece quase impossível.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Sissi,
    soube deste blog por intermédio da Luciane do blog Minha Casa Meu Mundo... Vim cá espreitar do que se tratava...E confesso que gostei imensamente. Gosto de ler textos escritos por pessoas que sabem escrever, que tem conteúdo, início, meio e fim...Acho que me fiz entender!!! Gostei tanto que me tornei sua seguidora..
    abraços de além mar...
    Maria Filomena

    ResponderExcluir