Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

fundo da prateleira 3: as mulheres mais elegantes do mundo

Continuo mexendo nas revistas da minha avó. E confesso que são tantas coisas que tenho vontade de colocar aqui. Imagens, propagandas, textos, mas seleciono e vou colocando, "uma rosa a colher a cada manhã".

Nesse anuário de 1939 encontrei um artigo delicioso sobre as mulheres mais elegantes do mundo. Diz o autor que o resultado dessa enquete veio de um plebiscito anual realizado entre os mais famosos costureiros parisienses, do qual participaram várias personalidades da época, e pelo segundo ano consecutivo ganhou a Duquesa de Windsor.

A ordem da colocação é a seguinte:

1) Duquesa de Windsor (Americana)





A Duquesa em 1936.














2) Duquesa de Kent (Princesa Marina da Grécia).



















3) Begum Aga-Kaham (antiga chapeleira parisiense, esposa de um príncipe hindú, multimilionário, cujas jóias lindíssimas lhe fizeram passar do sexto lugar, que ocupava no ano de 1938, para o terceiro). Pelas fotos eu achei que ela merecia o terceiro lugar não pelas jóias, mas porque ela era realmente muito bonita e elegante.




A princesa no aeroporto de Nice em 1952.






 
4) Mrs Reginald Fellowes (Americana, cujas elegantes toilettes esportivas são quase universalmente conhecidas, bem como as jóias originais e valiosas)














 

6) Baronesa Eugéne de Rothchild (Americana, dona de uma famosa coleção de brilhantes)
A baronesa e seus três cães em 1928.

6) Mrs Harrison William (Americana). A revista não falou mais nada sobre ela, mas até o Cole Porter a mencionou numa música. "What do I care if Mrs. Harrison Williams
is the best-dressed woman in town?”
-Cole Porter, “Ridin’ High,” from Red, Hot & Blue (1936)







8) Mrs. Donald Balcon (Americana, amiga da Duquesa d eWindsor, cuja predileção pelos trajes tiroleses tem dado lugar a interessantes criações). Não achei fotos, no entanto, trajes tiroleses, deve ser de lascar!!!

9) Condessa Von Haugunitz-Reventlow (a famosa herdeira americana, Barbara Hutton, hoje mais bonita do que nunca) na época é claro!!! Nada mais, nada menos do que a pobre menina rica! Herdou uma super fortuna e quando morreu tinha apenas 3500 dólares no banco. Em 1939 estava casada com um conde dinamarquês por isso o título, mais tarde casou-se com Cary Grant. Em 1953 casou-se com Porfírio Rubirosa, nessa época amante de Zsa Zsa Gabor. Bárbara chega a dar um avião para Porfírio se distrair e largar Gabor, mas ele utiliza o meio de transporte para chegar mais rápido aos braços da amante. Morreu pobre mas teve uma vida de glamour.



10) Lady Louis Moultbatten (inglesa, considerada a mais elegante dama da Inglaterra)


Também obtiveram classificação a formosa artista Kay Francis e a brasileira sra. Dulce Martinez de Hoz.


Quem seria a mais elegante? Eu votaria na "Pobre menina rica".

7 comentários:

  1. Noosssssa,
    isso é que é informação vintage! Sissi, Adorei a matéria.....Quanto glamour!!! Mas digo uma coisa: elas passaram pelos mesmos problemas, que nós pobres mortais passamos, todavia, como disse, viveram a vida à grande e à Francesa....
    abraços de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é a foto que a favorece mas o primeiro lugar (Cond.de Windsor) me pareceu, realmente, merecido; uma beleza singela que sempre me prende a atenção! Parabéns por compartilhar conosco essa beleza toda! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, a Duquesa de Windsor é imbatível!!!
    Abraço
    Alessandra
    http://indianaartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A duquesa é realmente demais!!! Sempre muito bem colocada. Mas eu vi umas fotos em que a Bárbara Hutton está tão linda!!! E teve uma vida... Mas, na verdade, o concurso é de elegância e não de beleza. ops... bjs.

    ResponderExcluir
  5. Lindo, adorei, quanta informação com glamour.
    Para mim é a esposa do princípe hindú.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Realmente a esposa do príncipe hindú é maravilhosa também. E tem umas fotos muito, muito lindas. Bj.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sissi!!
    Sempre me surpreendo com as preciosidades que podemos encontrar em blogs, muito bonita construção que fizestes. Eu também tenho vários Anuários das Senhoras, de 1946 a 1958 e estou utilizando no meu mestrado,que fala sobre histeria e espetacularidade, faço uma análise dos discursos (Foucault...). Fiquei curiosíssima sobre os teus estudos em relação às revistas, vamos trocar informações? Vou ler mais de perto todo teu blog, mas isso depois de escrever parte de minha proposta de dissertação...hehe
    beijinho, já estou te seguindo!!!

    ResponderExcluir