Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

domingo, 24 de janeiro de 2010

Do fundo da prateleira: O que é ser chic?

Do fundo da prateleira resgatei a coleção de revistas da minha avó: Anuário das Senhoras. Uma coleção maravilhosa para quem adora comportamento, moda, história, dicas de cozinha, anúncios dos mais variados, enfim, uma delícia.

Além de fontes preciosas para alguns artigos acadêmicos, a coleção vai também estrear aqui no meu blog. Hoje gostaria de transcrever, com alguns adendos, como fotos e curiosidades que trago graças ao mundo maravilhoso da internet, um artigo não assinado que procura trazer algumas definições sobre o que é ser chic no ano de 1952.

Procurando a definição do que é ser chic, um jornalista parisiense realizou uma enquete no "Intransigente", interrogando várias personalidades. Algumas delas o anônimo artigo traz:

Da modista Madeleine Vionnet: chic é feito de elegância, graça e porte. Esse é o trio da perfeição. Nele há donaire, impertinência, coqueteria, alegria e às vezes, até ironia...

Antes de ir adiante, quem foi Madeleine Vionnet?

Um não tão famosa, mas muito provavelmente tão fantástica figurinista francesa quanto Channel.

Tanto é assim que ganhou uma exposição no Museu de Artes Decorativas de Paris: "Madeleine Vionnet: puriste de la mode", de 24/06/2009 a 31/01/2009. Ainda dá tempo de arrumar as malas e correr à cidade luz para ver a exposição. http://www.lesartsdecoratifs.fr/

Conhecida como a inventora do corte em viés e famosa por seus drapeados, Madeleine Vionnet é reverenciada como um dos grandes nomes da moda do século XX, e uma das responsáveis pela revolução estética que libertou o corpo feminino.

Portanto, suas palavras devem realmente ser levadas em consideração.

Vionnet em seu estúdio na Av. Montaigne, em 1930


Vestido coleção de inverno de 1921


Vestido preto 1937



 Para a princesa Lucien Murat (escritora francesa casada com um importante diplomata) o chic é feito do nada. Tanto depende da maneira de andar como do vestido que se usa. Até mesmo despida a mulher pode ser chic.




 A poetisa francesa Lucie Delarue-Mardrus, define o chic como: a maneira de dissimularmos com arte os defeitos físicos, de fazer desaparecer o ridículo da moda, conseguindo assim, um conjunto agradável à vista e ao espírito. É uma das coisas mais difíceis de se aprender. É um dom natural, um instinto, no qual entram os conhecimentos do pintor, do escultor, do desenhista e até se poderia dizer, do poeta.

O escritor Albert Flament expressa que chic é uma essência rara, um gosto original. É um modo de ser que está sempre na moda, não está em nada e está em tudo.

O pintor fauvista holandês Van Dongen pensa que o chic é um dom como o talento e o gênio; Há mulheres que são chics com um vestido barato, outras, com vestidos caríssimos, dão a impressão de estarem embrulhadas.


Retrato de sua esposa Guus, em 1910. Ela parece ter sido chic.


Para mim se chic é ser polido, adequado, ter bom senso, ter discernimento.

Que desafio...








4 comentários:

  1. Sissi,
    primeiramente, agradeço a visita e ser minha seguidora. Quanta honra!
    Em segundo lugar, como é gostoso ler o que escreve..Tem fluência, graça e por que não, é chic....
    Concordo, quando diz que "ser chic é ser polido, adequado, ter bom senso, ter discernimento." Essas simples palavras já dizem tudo. Ser chique é ser tolerante, é não querer ser melhor dos que os outros, mesmo que o seja, é ter senso de oportunidade...
    Enfim, ser chique pode ser definido de muitas maneiras...
    Quanto à coleção de revistas antigas da sua avó, deve ser uma delícia folheá-las, lê-las....Eu tenho cá em casa agora algumas revistas antigas de minha tia de Coimbra...E digo, é um grande prazer ir lendo e analisando os detalhes das publicações de antigamente.....
    Quanto ao seu avô ser português, acredito que a maioria do povo brasileiro tem um pouquinho de sangue luso...., e isso é muito bom......
    Fico por aqui, com um grande abraço
    de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  2. Sissi, pra mim a melhor definição foi a sua!
    Gostei demais desta postagem!
    Abraço
    Alessandra
    http://indianaartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sissi,
    para mim ser chic é antes de tudo ter discernimento (como vc disse), saber se colocar no lugar do outro, respeitar o semelhante e principalmente fazer ao outro o que gostaria para você.
    Enfim, saber viver.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. Acho que ser chic é ter a justa medida. Isso já está na Bíblia.
    Beijos chics... espero...

    ResponderExcluir