Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

sábado, 30 de janeiro de 2010

cozinhas dos papas

Ganhei, nesse último dia dos professores que passou, um livro muito legal de um grupo de alunos muito, muito querido, chama-se "Os segredos da cozinha do Vaticano". Tem textos interessantes, receitas legais e ilustrações fantásticas.

Como gostava bastante de João Paulo II quero falar um pouco sobre sua rotina diária em relação aos alimentos.



Quando já havia ser tornado papa, e ficava no Vaticano, sua rotina era acordar às 5 e meia da manhã, durante uma hora rezava sozinho em sua capelam (durante anos meditou uma média de sete horas diárias). Após a oração, celebrava uma missa às sete, na qual compareciam, além das freiras polonesas que o atendiam, um grupo de convidados diferentes a cada dia.



Após a missa, os convidados passavam para a biblioteca e ali ele os abençoava. Alguns deles, os mais próximos, eram convidados para o café da manhã que costumava ter chá, doces, frutas, suco de frutas e pão tenro, bem como manteiga e geléias. Às vezes também tinha algum embutido.

Após o café o papa passava a seus afazeres.

Às duas costumava almoçar e às vezes costumava receber pessoas para vê-lo, ou compartilhar de sua refeição. Diz a autora que os responsáveis pelo protocolo achavam tudo isso um horror, mas Carol gostava e era o papa.

Seu almoço era caseiro, quem cuidava de tudo era a irmã Tobiana. Era composto por três pratos, primeiro, segundo e sobremesa. Tudo isso regado à água e vinho.

Depois o papa se retirava e fazia sua sesta - isso passou a acontecer depois do atentado por recomendação médica.

Às oito e meia jantava um peixe ou um caldo, quando sozinho assistia televisão.

Aí tem um caldo verde, imaginando que eu fosse sua convidada para o jantar.


A autora considera que João Paulo gostava de comer, mas não era um gourmet. Por isso não contratou nenhum chef, as freiras servidoras do Sagrado Coração de Cracóvia cozinharam para ele durante todo o seu pontificado.

Bem diferente dos papas do Renascimento, mas aí, é para um outro momento...

4 comentários:

  1. Sempre adimirei João Paulo II tb.
    Fui a Roma e vi o Papa,rs, foi muito emocionante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vc viu o João Paulo II em Roma? Eu vi em Curitiba, quando ele veio em 1980. Vim especialmente de Ponta Grossa para vê-lo. Foi o máximo!!!
    Fui a Roma no ano passado e não vi o papa. Dizem que uma grande gafe. kkk
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu tive a sorte de ver o atual tb, morei na Europa por um tempo, como tudo é perto aproveitei para viajar para todos os lados.
    Vui fazer o doutorado em História da África.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal! HIstória da África? Sabe que estamos oferecendo uma especialização nisso aqui na PUCPR. Precisamos trocar figurinhas... Bjs.

    ResponderExcluir