Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Como usar um traje novo sem parecer snob?

Sobre isso quem fala é Marcelino de Carvalho, autor de diversas obras sobre boas maneiras, dentre as quais, Snobérrimo que eu encontrei por sorte no Sebo Fígaro já há algum tempo.

O livro é maravilhoso. Da década de 60, ele não economiza em cinismo e sarcasmo chic.

Para Marcelino usar um traje novo que parece novo é coisa de novo rico, é ser snob.

Isso me lembrou um diálogo do maravilhoso filme "A Época da Inocência", quando Newland Archer, em lua-de-mel em Paris, conversacom sua recente esposa, May Welland (agora sr.a Archer), sobre as maneiras de se vestir dos europeus. E comentam sobre o quanto eles acham cafona usar um vestido que parece muito novo. May então se pergunta se as mulheres da aristocracia, antes de usarem seus vestidos novos em sociedade o usariam em casa, pois como parecer usada uma roupa nova????

Marcelino dá dicas mais específicas sobre essa situação. Diz ele que um homem moderno que quer se fazer notas não deve nunca aparecer de casaca ou smoking pararecendo recém saído do alfaiate. Ou o empresta ao empregado para "quebrar" o traje ou sai com ele numa noite de chuva, podendo até tomar banho de mar vestido, se houver gente perto para contar a façanha.

Para ele o traje de rigor ou meio rigor saído do forno é próprio de um maître-d'hotel ou de um crooner de orquestra de jazz.

De um gentleman, nunca...

Nunca um homem elegante deve dizer que tem mais do que três ternos e que sua casaca tem menos de 30 anos!!!

Se perguntarem o nome do alfaiate, finge que não sabe, procura no verso do bolso direito interno do paletó e diz molemente: "É do Pool ... John Pool, vocês sabem, daquela ruazinha estreita chamada Savile Row"... Tudo isso deve ser dito com muita lentidão e até com certo tédio, como se Pool fosse um alfaiate de segunda ordem em uma cidadezinha do interior.

Savile Row - London


É claro que ele está sendo super cínico, e que a sua maneira faz uma grande crítica às pessoas presas à etiqueta!!!


kkkkk

3 comentários:

  1. Sissi, adorei esta dica para homens! Show!
    Você escreve de uma maneira muito gostosa de se ler!
    Parabéns!!!
    Alessandra
    http://indianaartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Sissi,
    Marcelino de Carvalho é perfeito. Lembra quando nossa mãe nos obrigava a esfregar a sola dos sapatos novos no cimento do quintal para que não saíssemos parecendo "jecas"?
    Adorei seu blog.

    Amadeu

    ResponderExcluir
  3. Mas até hoje não suporto ver sapato com terra, é muito jeca!!!

    ResponderExcluir