Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

domingo, 28 de fevereiro de 2010

já que o assunto é casamento...

No Anuário das Senhoras de 1950 encontrei uma nota: "Os melhores maridos", claro que me chamou a atenção. Segundo um inquérito promovido pela Associação Pró-Melhoramento da Instituição Conjugal", de Londres (Jesus será que isso ainda existe???), os melhores maridos são os médicos.

Por quê? Porque são invulneráveis por motivos de ordem profissional à fascinação que as mulheres geralmente exercem sobre a maioria dos homens. (Que totalmente sem noção!).


Vêm depois os advogados, que são considerados pouco sinceros. (Nesse caso deveriam estar super no fim da lista, continuo achando muito nada a ver).

Seguem: os empregados públicos porque são apegados à rotina. Os militares porque são muitos bruscos (muitos acham isso uma qualidade), e os engenheiros, perigosos porque têm facilidade, pela profissão, de construir outos ninhos (esse último me atinge, meu marido é engenheiro, outros ninhos???).

Os magistrados não têm cotação, porque gostam de impor a lei dentro de casa (essa eu achei ótima!). Os banqueiros, os comerciantes e os industriais julgam as esposas parte dos seus escritórios e casas de negócio (penso eu que nada contra quando os maridos querem investir nas suas mulheres por meio de grandes depósitos como mesada...). Os artistas estão em penúltimo lugar e os homens do mar em último. Esses são incorrigíveis. Têm caso de amor em cada porto...

Segue ao lado da noticia uma propaganda de Loção Xambú, para cabelos brancos voltarem ao normal, e ainda de quebra prometem eliminar a caspa. Seria a seborréia a grande causadora do embranquecimento dos cabelos?

Vá entender...

Bom domingo!!!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

casamento como il faut

Ontem fui a um casamento muito, muito lindo... Igreja, festa, noivos... tudinho...
Um graça de verdade!!! Há muito tempo não ía num assim.
A noiva estava muito linda, pais bem postos, o noivo apaixonado. Para que mais?
Adorei, parabéns Lela e Vincent... Sejam felizes. Bjs.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

muito prazer

Em sociedade, quando estamos em grupo e chega alguém é comum sermos apresentados. E há situações bastante embaraçosas nesse sentido, como quando esquecemos o nome de quem chega, ou até mesmo quando já estamos conversando com alguém de quem não temos a mínima idéia de quem seja e chega uma terceira pessoa muito nossa conhecida. Quando chegamos numa festa em que não conhecemos nínguém, enfim, às vezes a saia fica realmente justa.

Algumas regras básicas para isso:

a) Apresenta-se a pessoa menos importante para a mais importante. Sr. Ambrósio Santos esse é o Conde de Paranaguá, Paulino Aristolino.

b) Apresenta-se um homem a uma senhora, uma pessoa mais moça para uma mais velha. Os graus são de idade, sexo, de posição social ou política. Portanto, mesmo que a Sr.a Santtos seja uma cidadã comum, é o Conde de Paranaguá que será apresentado à ela e não vice-versa.

c) Quem apresenta deve fazê-lo de maneira clara, dando nomes por extenso e até, se possível fazer as qualificações. Nesse ponto é impossível não lembrar da cena do filme da Bridget Jones, na festa do lançamento do livro em que ela aprende a fazer as apresentações e o Darcy a apresenta como vizinha que corria pelada em seu quintal. Adoooooro esse filme.


d) A pessoa mais importante é que estende a mão à quem lhe foi apresentada, também é ela que diz primeiro o protocolar "muito prazer".

e) Uma senhora nunca se levanta, quando é apresentada à outra senhora, a menos que essa seja muito mais velha do que ela. Situação heim... Se alguém levantar para você amiga, reze para que essa moça seja mal educada...

f) Quando as pessoas apresentadas são do mesmo nível não interessa quem é apresentado para quem.

g) A pessoa mais graduada é que começa a conversa escolhendo o assunto.

h) E quando não lembramos o nome de quem vamos apresentar??? Oras, dizemos: creio que já se conhecem não??? Isso obriga as pessoas a se apresentarem mutuamente. Caso contrário, saia correndo. Ou recorrendo novamente à Bridget Jones, pergunte onde é o banheiro.

i) Se a pessoa que deveria fazer a apresentação não o faz, faça você mesmo.

j) E a última situação, bastante comum aqui em Curitiba. As pessoas, velhas conhecidas, fingem que não se conhecem... chatíssimo. Algumas ocasiões na minha vida já fui apresentada um milhão de vezes e a pessoa com esclerose diz que não conhece. Super mal educada, pois a gente deve fingir que conhece alguém que demonstra nos conhecer. Um dia perdi a paciência e disse para o marido de uma prima de minha mãe: oras, é claro que você me conhece nos vemos há muito tempo. A partir daí a pessoa nunca mais me esqueceu, fxou na sua memória...kkk

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

um adendo aos amantes na história

No texto de ontem esqueci de colocar uma foto selecionada




Jack e Enis - um amor que nunca amadureceu


bem como recebi uma sugestão que vou utilizar

Não sei como esqueci da Dama e o Vagabundo.. 

 
Abelardo e Heloísa
Lancelot e Guinevère

Tristão e Isolda

e por fim...



Duque e a Duquesa de Windsor











 

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dia de São Valentino - grandes amantes da História

Já que fiquei instantâneamente romântica ao lembrar que hoje é o Valentine's Day, vou compartilhar alguns dos maiores amantes da História.

Romeu e Julieta

Olha eu aí pegando no seio da Julieta - é tradição para ser feliz no amor...
Marco Antonio e Cleópatra

Aí imortalizados por esse que também foi um dos grandes casais da história do cinema.
Rhett Butler e Scarllet O'Hara

E o Ashlei que se dane!!!

CARRIE BRADSHAW AND MR. BIG 

 
 

RICK BLAINE AND ILSA LUND

Tchau Sam...

Piggy e Caco

Talvez esses sejam os mais fofos...
 

Mickey e Minnie

Ou talvez esses...

Qual seria o seu preferido???

Dia de São Valentino e presentes

Hoje é o Valentine's Day, dia dos namorados nos Estados Unidos. Lá ou cá é sempre uma data especial para os amantes. Especial principalmente no quesito presentes. Não, não sou assim tão materialista, mas quem não gosta de um agrado? Uma surpresa?



Então fui aos meus queridos manuais e então notei que em matéria de presentes nada se fala em presentes entre namorados. Entre noivos para o noivado, de casamento para os convidados, de aniversário, do nascimento de um bebê... mas de namorados nada.

Mas em Marcelino de Carvalho e seu célebre Guia de Boas Maneiras há algo que pode nos ajudar a não sermos inconvenientes no ato de presentear o namorado ou namorada.

Ele alerta que ao presentear alguém com um livro deve-se escolhê-lo com algum cuidado. Não adianta um livro de direito para um médico ou um livro em inglês para quem não saiba o idioma... Penso eu que isso é óbvio, mas se está no manual não deve ser tão claro assim para todo mundo.

Diz também que dar água de colônia ou sabonetes, se a pessoa não for íntima, pode melindrá-la. Claro, algumas pessoas podem interpretar que é uma indireta para sua aparência desleixada, principalmente um desodorante, esse não é uma indireta, é uma direta de direita.

Diz ele também que meias não são regalos sociais, principalmente para senhoras.

Bombons podem ser ofertados, desde que se saiba que a pessoa aprecia especialmente este ou aquele tipo de guloseima. Marrons são dispendiosos, mas aconselhados.... Acho eu que se a pessoa não gosta dos doces ou chocolates ofertados sempre terão a quem oferecer, a mesma coisa se aplica à bebida.

Aconselha às mulheres não darem gravatas aos homens, pois para ele, raramente sabem escolher. Por Deus, imaginem presentear o amado com uma gravata do Mickey ou do Museu do Louvre... Ou melhor, quem sabe aquela elegantérrima do Didi Mocó?

Flores constituem sempre uma alegria para a mulher. Mas há que saber como mandar, diz ele. Flores em cestas fenecem logo. Soltas, efeitam um interior. Não há razão para que a quantidade seja enorme. Duas dúzias são uma boa idéia, acompanhadas de um belo cartão.

Enfim, escolher um presente para alguém, especialmente de dia dos namorados, não é fácil, mas é necessário.

Feliz dia dos Namorados norte-americano...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

os dez mandamentos da boa educação

No mesmo número da reportagem sobre o Homem Ideal, encontrei esses dez mandamentos. É de 1956, mas muita coisa não caiu de moda...

1.o - Nunca exageres as coisas.

2.o - Nunca reveles um segredo a outrem.

3.o - Nunca te rias do mal do próximo.

4.o - Nunca deixes para amanhã o que puderes fazer hoje.

5.o - Nunca chegues tarde às tuas obrigações.

6.o - Nunca deixes de responder às perguntas atenciosas.

7.o - Nunca interrogues a criada sobre assuntos da família onde vives.

8.o - Nunca repares no que alguém lê ou escreve.

9.o - Nunca digas que fizeste favor ou ofertas.

10.o- Nunca chames a atenção dos outros aos empurrões.

Esse dez mandamentos, diz a revista, podem ser resumidos em dois: ser amável com o seu semelhante, mas não deixar, em caso algum, de mostrar dignidade.

E na localização da notícia tem, ao fim, em letras pequenas, parece até linguagem subliminar: Conserve a beleza dos móveis com óleo de peroba. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk - totalmente sem noção - nem tem anúncio de marca nenhuma. Muito engraçado...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

o homem ideal

No Anuário das Senhoras de 1956 achei um interessante artigo sobre o que é o "homem ideal". Meu Deus, se me perguntassem assim de sopetão não saberia o que dizer.

Diz a revista que um jornal da Suécia, no ano anterior (1955), foi realizada uma enquete entre milhares (achei meio exagerado) de leitoras para saber o que seria esse "homem ideal", e elas assim responderam.

73% das mulheres declararam que o homem ideal deve trabalhar e gostar do trabalho;

6% disseram que deve ser bonito;

21% que o aspecto exterior não tem a menor importância (que mentira, delas é claro!!!).

As mulheres entre 20 e 30 anos em 61% disseram que a questão financeira é de segunda importância (mentindo de novo...).

78% das mulheres entre 30 e 40 anos querem ter marido com segura situação financeira (essas falaram a verdade...).

4% desejam ter um companheiro quem nunca tenha experimentado o amor - aí para mim ficou a dúvida, amor carnal ou espiritual, ou talvez ambos.

18% desejam desejam um marido que já tenham experimentado uma paixão anterior - mais fácil encontrar...

3% declaram-se dispostas a se casar com viúvo e 11% não dão importância para idade.

79% das declarantes exigem absoluta fidelidade dos maridos e 2% não fazem questão disso (mais liberais)...

74% desejam maridos que gostem de crianças.

3% preferem os que não bebem e não fumam.

9% que dancem bem e 1% que não ronquem (essas não devem nunca ter dormido com um trator...).

E pergunto, o que é o homem ideal?

Para aquelas que acham hoje em dia que o homem ideal é o mais bonito...

Entre os mais bonitos do mundo hoje, pela Vanity Fair, o primeiro colocado é o vampirão Robert Pattison, queridinho das meninas.



Depois vem o Nacho Figueras, jogador de polo argentino; na sequência:

Brad Pitt - Jhonny Depp (adoooro) - Clive Owen - Hugh Jackman - Taylor Kitsch - George Clooney (paro por aqui porque para mim já basta).

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bolinhos no ventilador

Já que aqui é um espaço para civilidades, devemos falar também da grande falta dela nas relações em geral.

Outro dia escutei uma história de uma professora que me deixou com os cabelos levantados. Quando indagada de uma das situações que mais a deixaram indignada, irritada, contou que, quando trabalhava numa escola particular de classe média de Curitiba, um dia chegou em classe e encontrou a sala toda cheia de bolinhos (aqueles do tipo Ana Maria) de lanche pelas paredes, carteira, materiais, chão.

Como é uma escola de período integral, os alunos recebem um kit lanche, e nesse dia receberam, entre outras coisas, o tal bolinho.

Nem vamos discutir a gordura hidrogenada do bolinho, ou a falta de ensinamento gourmet em servi-lo, porque isso me deixaria ainda mais preocupada.

Continuando... Como traquinagem, alguns lindinhos e lindinhas, jogaram seus bolinhos no ventilador. Este em dias normais recebe uma capa de proteção contra vandalismos desse tipo, mas nesse dia estava sem, não se sabe o porquê.

Ela reagiu pedindo que se limpasse a sala e depois lançou algumas palavras de conscientização, principalmente pela falta de respeito à comida. Para ela, a maioria nem ligou e faria tudo de novo todos os dias se pudesse.

E então me pus a pensar....

Conheço a escola, sei como é a clientela. E até me admirei em nenhuma mãe vir reclamar que o filho ou a filha tivesse sido convidada a limpar a sala! Pois o que é um ato tão inconsequente para 50 crianças tão meigas que jogam bolinhos no ventilador? A professorinha, empregada da garotada deve limpar a sala e se curvar... Oras, somos clientes não?

Que horror!!!

Isso não me tiraria as palavras, pois sei de outro caso em que duas meninas do primário fizeram gesto feio para a professora e as mães nem acharam tão grave.

Meu Deus!!!


O problema não é a criança. Como já li tantos manuais de civilidade escritos nos últimos 600 anos, estudei história da criança, história da educação, parece a mim que esse tipo de gesto mal-educado não é novidade, a novidade está na falta de limite ao gesto. Na lição depois da coisa feita, em fazer com que a criança que está sendo lapidada aprenda que aquilo não se faz, e que com o tempo pequenas coisas geram grandes consequências...

Até porque, adolescentes de 12 anos jogarem bolinhos no ventilador não é um ato tão ingênuo assim.

Pois é, imaginem só o que Joan Crawford diria disso. Penso eu que no mínimo exclamaria: "Que mundo sem glamour!".

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Joan Crawford fala sobre glamour

No Anuário das Senhoras do ano de 1941 tem um artigo que é demais, são conselhos de Joan Crawford sobre glamour. São 18 máximas que transcrevo abaixo:



1- Quando planejar a mudança de seu estilo de maquiagem faça os primeiros ensaios na intimidade de seu boudoir. Estude o novo estilo, aprenda a viver com ele, antes de apresentá-lo em público.

2- A uma toillette simples, adicione sempre um complemento original, inesperado, uma jóia rara, um chapéu deslumbrante. Notem que eu disse um só toque. Isto dará aos que a rodeiam a sua platéia algo para ser lembrada.

3- Evite sapatos de salto baixo se a sua finalidade é impressionar bem um homem - seja ele o possível namorado ou o futuro patrão. Apesar da admiração verbal que expressam pelos sapatos sensíveis os homens preferem saltos altos.

4- Aprenda a ouvir música fina. Não se trata de pedatismo. Você nunca deve ser exibicionista em matéria de cultura. Mas a boa música dar-lhe-a prazer, satisfação e isto refletirá em sua personalidade.

5- Nunca se esqueça - há uma diferença entre o que os homens admiram de passagem e o que eles preferem regularmente - em particular no que se refere a cabelos muito pintados, vestidos demasiadamente excêntricos, maquiagem excessiva.

6 - Quando os homens dizem que gostam de tailleurs para as mulheres não se referem a trajes severos ou masculinos. Eles apenas não gostam de vestidos complicados que combinam rendas, fitas, vidrilhos e outos ornamentos de árvore de Natal.

7 - Leia pelo menos um livro por mês. De preferência um livor que não lhe seja muito atraente. Depois de uma boa dose desta dieta você estará preparada para saber o que prefere. Chamo a este método treino literário. Ele disciplina o espírito e aperfeiçoa a palestra.

8 - Não seja a cópia exata de outra pessoa, seja ela a pequena que mora ao lado ou uma estrela de cinema. Seu namorado também pode apreciá-la, mas a você que ele leva a passear.

9 - Não imite marcas registradas - as sobrancelhas de Dietrich, a esbelteza de Lombard, meus lábios. Exceto no caso de você se parecer muito com uma de nós, a sua imitação terá resultado negativo.

10 - Lembre-se que os ouvidos dos outros são sensíveis a sapatos que chiam, braceletes barulhentos, a constantes espirros. Procure não irritar as pessoas a seu redor, com ruídos tão aborrecidos.

11 - Use somente os vestidos que a favorecem . Um vestido impróprio a seu tipo, pode transformá-la em um espantalho. Numa toillette feliz, mesmo simples, você pode sentir-se tão chic quanto a duquesa de Windsor.

12 - Diga a verdade - conselho que deve ter ouvido desde os dias da infância. É muito mais simples. E você nunca precisará lembrar-se do que disse antes.

13 - Salvo se tem a certeza de sua habilidade em escolher o que é bonito e de bom gosto, evite os chapéus exagerados, extravagantes, jardins suspensos ou viveiros. Por causa deles, homens ficam de mal humor e sentem o que dizem.

14 - Cuidado para não tagarelar demais, seja com o patrão ou o namorado. Ele ficará aborrecido e não impressionado. No seu emprego responda a todas as perguntas com simplicidade.

15 - Escolha as roupas mais simples, não somente por motivos econômicos, mas porque são as mais elegantes. Vestidos muito enfeitados são desastrosos e sempre revelam mal gosto.

16 - Não procure ser sophisticated. Uma pessoa antes dos 20 anos jamais é sophisticated - e se o é, deve esconder essa inclinação do temperamento. A era da pequena que vive praguejando e que conta anedotas picantes já passou.

17 - Grave um disco da própria voz. Há muito progresso nesse sentido e as gravações são baratas. E depois de escutar sua voz como as outras pessoas escutam aposto que você tomará prudência estudando dicção, controlando a tonalidade, etc...

18 - Nunca fale mal de outros - homem ou mulher. Casos, comentários, mexericos são inofensivos e divertidos, mas não quando ferem alguém. Falar de outos pelas costas é desleal. Os homens escutarão, alguns mesmo acharão graça nas palavras espirituosas dos comentários mais cruéis. Entretanto, não pensem que ficarão gostando mais de você, por causa disto...

Vejam só, são muitos os conselhos, dá talvez até preguiça de ler, mas é muito divertido.

E no final das contas a busca do glamour parece muito mais uma estratégia de conquista, de conselhos para atrair os homens...

Lili - 1953

Hoje vi de novo um filme de sessão da tarde que via quando criança : Lili.

Leslie Caron e o Cabeça de Cenoura

Que graça de filme. A música é uma fofura, e o romance entre Leslie e Mel Ferrer é demais!!!

Ela uma menina órfã, ingênua, que é adotada por um circo e passa a trabalhar interagindo com os fantoches guiados por Mel Ferrer em sua melhor forma.

Elegantérrimo, corpo de bailarino espanhol, ele e Leslie dançam suavemente e ela quebra o gelo de seu coração de pedra. Bem ao estilo sessão da tarde mesmo!!!



E falando em Mel Ferrer não se pode deixar de mencionar que ele foi o primeiro marido de Audrey Hepburn, abaixo um foto de seu casamento.

Uma foto linda!!!
Só gente elegante!!!