Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

muito prazer

Em sociedade, quando estamos em grupo e chega alguém é comum sermos apresentados. E há situações bastante embaraçosas nesse sentido, como quando esquecemos o nome de quem chega, ou até mesmo quando já estamos conversando com alguém de quem não temos a mínima idéia de quem seja e chega uma terceira pessoa muito nossa conhecida. Quando chegamos numa festa em que não conhecemos nínguém, enfim, às vezes a saia fica realmente justa.

Algumas regras básicas para isso:

a) Apresenta-se a pessoa menos importante para a mais importante. Sr. Ambrósio Santos esse é o Conde de Paranaguá, Paulino Aristolino.

b) Apresenta-se um homem a uma senhora, uma pessoa mais moça para uma mais velha. Os graus são de idade, sexo, de posição social ou política. Portanto, mesmo que a Sr.a Santtos seja uma cidadã comum, é o Conde de Paranaguá que será apresentado à ela e não vice-versa.

c) Quem apresenta deve fazê-lo de maneira clara, dando nomes por extenso e até, se possível fazer as qualificações. Nesse ponto é impossível não lembrar da cena do filme da Bridget Jones, na festa do lançamento do livro em que ela aprende a fazer as apresentações e o Darcy a apresenta como vizinha que corria pelada em seu quintal. Adoooooro esse filme.


d) A pessoa mais importante é que estende a mão à quem lhe foi apresentada, também é ela que diz primeiro o protocolar "muito prazer".

e) Uma senhora nunca se levanta, quando é apresentada à outra senhora, a menos que essa seja muito mais velha do que ela. Situação heim... Se alguém levantar para você amiga, reze para que essa moça seja mal educada...

f) Quando as pessoas apresentadas são do mesmo nível não interessa quem é apresentado para quem.

g) A pessoa mais graduada é que começa a conversa escolhendo o assunto.

h) E quando não lembramos o nome de quem vamos apresentar??? Oras, dizemos: creio que já se conhecem não??? Isso obriga as pessoas a se apresentarem mutuamente. Caso contrário, saia correndo. Ou recorrendo novamente à Bridget Jones, pergunte onde é o banheiro.

i) Se a pessoa que deveria fazer a apresentação não o faz, faça você mesmo.

j) E a última situação, bastante comum aqui em Curitiba. As pessoas, velhas conhecidas, fingem que não se conhecem... chatíssimo. Algumas ocasiões na minha vida já fui apresentada um milhão de vezes e a pessoa com esclerose diz que não conhece. Super mal educada, pois a gente deve fingir que conhece alguém que demonstra nos conhecer. Um dia perdi a paciência e disse para o marido de uma prima de minha mãe: oras, é claro que você me conhece nos vemos há muito tempo. A partir daí a pessoa nunca mais me esqueceu, fxou na sua memória...kkk

3 comentários:

  1. Essas situações desencontradas são típicas de famílias numerosas!
    Aí, podemos esquecer todas as regras de quem se apresenta primeiro, pois o que adianta é remontar tooooda a árvore genealógica até que o indivíduo que está diante de nós reconheça alguém e faça as devidas conexões...e nossa identidade passa a ser 'neta-de-fulano', 'sobrinha-de-ciclano'!!rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Existem até situações divertidas nesse sentido, no entanto, o que eu acho horrível é ser apresentada várias vezes para a mesma pessoa, que por antipatia finge que não te conhece. Aí é o fim... Bj.

    ResponderExcluir
  3. Gente uma vez morri de vergonha, fui apresentar um amigo e na hora deu um branco, não lembrava o nome mesmo, mas como os dois eram amigos muito bem humorados, morreram de rir junto comigo.
    É o fim, mas acontece.
    Bjocas

    ResponderExcluir