Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dia de São Valentino e presentes

Hoje é o Valentine's Day, dia dos namorados nos Estados Unidos. Lá ou cá é sempre uma data especial para os amantes. Especial principalmente no quesito presentes. Não, não sou assim tão materialista, mas quem não gosta de um agrado? Uma surpresa?



Então fui aos meus queridos manuais e então notei que em matéria de presentes nada se fala em presentes entre namorados. Entre noivos para o noivado, de casamento para os convidados, de aniversário, do nascimento de um bebê... mas de namorados nada.

Mas em Marcelino de Carvalho e seu célebre Guia de Boas Maneiras há algo que pode nos ajudar a não sermos inconvenientes no ato de presentear o namorado ou namorada.

Ele alerta que ao presentear alguém com um livro deve-se escolhê-lo com algum cuidado. Não adianta um livro de direito para um médico ou um livro em inglês para quem não saiba o idioma... Penso eu que isso é óbvio, mas se está no manual não deve ser tão claro assim para todo mundo.

Diz também que dar água de colônia ou sabonetes, se a pessoa não for íntima, pode melindrá-la. Claro, algumas pessoas podem interpretar que é uma indireta para sua aparência desleixada, principalmente um desodorante, esse não é uma indireta, é uma direta de direita.

Diz ele também que meias não são regalos sociais, principalmente para senhoras.

Bombons podem ser ofertados, desde que se saiba que a pessoa aprecia especialmente este ou aquele tipo de guloseima. Marrons são dispendiosos, mas aconselhados.... Acho eu que se a pessoa não gosta dos doces ou chocolates ofertados sempre terão a quem oferecer, a mesma coisa se aplica à bebida.

Aconselha às mulheres não darem gravatas aos homens, pois para ele, raramente sabem escolher. Por Deus, imaginem presentear o amado com uma gravata do Mickey ou do Museu do Louvre... Ou melhor, quem sabe aquela elegantérrima do Didi Mocó?

Flores constituem sempre uma alegria para a mulher. Mas há que saber como mandar, diz ele. Flores em cestas fenecem logo. Soltas, efeitam um interior. Não há razão para que a quantidade seja enorme. Duas dúzias são uma boa idéia, acompanhadas de um belo cartão.

Enfim, escolher um presente para alguém, especialmente de dia dos namorados, não é fácil, mas é necessário.

Feliz dia dos Namorados norte-americano...

2 comentários: