Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

domingo, 26 de dezembro de 2010

mulheres na História

Olá pessoal, tudo bem???

Quero contar para vocês uma novidade, em novembro, na Semana Acadêmica de História e Sociologia, eu e minha colega e amiga Socióloga Sandra Mattar, iniciamos, oficialmente as atividades do Núcleo de Gênero da PUCPR.

E nessa esteira de estudos, além das minhas pesquisas sobre mulheres místicas, estou me preparando para uma palestra sobre mulheres da Renascença Italiana. Já falei sobre uma delas aqui nesse blog, a Beatriz D'Este. E nesse universo maravilhoso de trabalho, hoje estudei uma pouco sobre Christine de Pisano, e é sobre ela que quero começar a falar um pouquinho.

Sem me afastar dos meus estudos sobre cortesia, essa mulher, Christine de Pisano, viveu na corte, e nesse espaço estudou e defendeu as mulheres de seu tempo. Ela se insurgiu em especial contra o Roman de la Rose, importante romance do final da Idade Média, porque achava que esse romance feria a honra feminina.

É isso aí Christine... na sequência podemos falar um pouco mais sobre ela. O que acham???

Beijos e bom domingo, Sissi.

2 comentários:

  1. Oi, Sissi!
    Eu voto completamente a favor de falarmos (no meu caso ouvirmos!rs) mais sobre as mulheres na História.
    Uma vez um professor de matemática falou alguma coisa sobre a superioridade masculina na História e as meninas ficaram loucas da vida. Então ele fez um desafio para todas nós: elencar as mulheres importantes para o mundo. O problema é que a gente só conhece as 'básicas' (falta de imaginação para outro adjetivo...rs) e ainda assim bem pouquinho. Então ele confirmou a superioridade masculina em pelo menos saber mais dos seus coleguinhas de gênero. Nunca mais esqueci isso...e naquela época não tinha Google, senão ele ia ver só!rsrs
    Prontinho, justifiquei meu voto!
    E lógico que sou sua seguidora mega fiel!!! Só se fosse doida pra não aproveitar a lindeza que é seu blog!! Adoro isso aqui, menina!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adoro mulheres da Renascença...desde que entrei ao maravilhoso universo da história estudo sobre elas.
    Amei seu blog =)
    Bjs
    Veronica

    ResponderExcluir