Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

segunda-feira, 22 de março de 2010

ademã que eu vou em frente...

Então, depois de aplicar todos os conselhos de Max Factor Júnior em como manter o glamour durante um resfriado, volto a carga com Ibrahim Sued.

Nessas próximas edições pretendo trazer um pouco do que contém o seu "aprenda a receber" que ele escreveu em 1977.

Eu sei que tem algumas pessoas que detestavam o Ibrahim, achavam ele brega, coisa para novo rico, enfim... mas eu o acho no mínimo engraçado. O seu jeito de escrever traz o retrato de um Rio de Janeiro que, como diria Clóvis Bornay, "não morreu e não morrerrá jamais" (ele tinha a língua presa, lembram???).

Logo na primeira página do livro Ibrahim Sued diz: "não precisa ser rico para saber receber", e dirige seus ensinamentos a todos que querem aprender a desempenhar a difícil tarefa de ser bom anfitrião.

E aí entra no que denomina "algumas regras de boas maneiras ... (e outros tantos pecados capitais)", que eu quero trazer hoje.

1.o Não coçar-se, palitar os dentes, cuspir, pentear os cabelos, cortar ou limpar as unhas em público; (quem disse que isso é conselho brega? e ultrapassado? é o mínimo exigido em sociedade, até mesmo de um aborígene do meio da Papua Nova Guiné).

2.o Não mastigar com a boca aberta, falar mastigando ou encher demais a boca; nas refeições, não levar o copo à boca sem antes passar o guardanapo nos lábios (sem esfregar); (como o mundo seria melhor se as pessoas considerassem o uso do palito de dentes um crime capital).

3.o Não pôr os cotovelos sobre a mesa ou balançar-se na cadeira. (segundo os ingleses, um cotovelo só pode)

4.o Não espirrar ou tossir em cima dos outros. (básico, eu mesma me contive, nos últimos dias de gripe, de tal indelicadeza).

5.o Não bater com as portas, e nem entrar num aposento cuja porta esteja fechada sem pedir licença. (bater portas é uma coisa irritante, até mesmo o vento quando o faz é um mal-educado).

6.o Não bocejar ou espreguiçar-se em público. (não bocejar é difícil, mas se espreguiçar é coisa para aula de Pilates).

7.o Não estalar as juntas dos dedos, abusar de gesticulações, tamborilar os dedos, andar arrastando os pés. (irritante estalar as juntas, dá um arrepio...)

8.o Não deixar de dizer "con licença", "desculpe" e "obrigado"; e não ter relógio com paradas "cardíacas" (???)

9.o Não falar alto, tagarelar e chamar a atenção, em lugares públicos. (pior do que isso são aquelas pessoas que ficam o tempo todo pedindo, fale mais baixo... o que fazer com o tom de voz alto? alto, não gritado).

10.o Não cultivar a vulgaridade, de aparência ou de sentimentos. (isso é importante, vulgaridade é desprezível e imperdoável).

11.o Em elevador comercial não há protocolo. Quem está na frente sai primeiro: não há necessidade de dar passagem às mulheres, o que costuma apenas tumultuar a saída. Tempo é dinheiro. No elevador social, contudo, as mulheres devem ter preferência. (e nunca soltar a porta do elevador na cara das pessoas : não faça da porta do elevador uma arma, a vítima pode ser você...).

12.o A cafonice. Exemplo: usar sapato marrom com terno azul marinho e meia branca. (Jesus que horror!!!).

13.o A desatenção para com a mulher. (lindo!!!)

14.o A indelicadeza para com o próximo. (cristão)

15.o O exagero. (sem comentários...)

16.o A falta de tato. (Meu Deus isso hoje em dia parece uma epidemia).

17.o A falta de elegância. (outra peste contra a qual não há vacina).

18.o A inconveniência (isso é mato!!!).

19.o Discutir sob qualquer pretexto. (em público nunca, mas em particular pode ser divertido... nesse caso tirem de perto os objetos de valor...kkk).

20.o Não saber escutar.

21.o Interromper o interlocutor. (em caso de ansiedade, tome uma calmante).

22.o Viver criticando, tudo e todos (hoje em dia para isso há remédio, antidepressivo e terapia).

23.o Dar gargalhadas estridentes. (não é assim que vão perceber a fortuna que você gastou em clareamento...)

24.o Falar alto, principalmente em restaurantes. (E crianças que gritam, berram, jogam-se no chão porque o bife está mal-passado??? ou o sorvete de chocolate acabou?)

25.o Botar a mão no ombro da pessoa com quem você estiver falando. Brasileiro tem essa mania - mesmo quando não conhece o cara, vai logo chegando e botando a mão no ombro... (isso é demais, invasivo e inconveniente).

26.o Não chamar uma pessoa com psiu... (ofensivo)

27.o A expressão "esporte fino". O correto é esporte chic. Fino é cafonice. (será???).

28.o Convidar os parenes para suas festas. Ninguém vai a uma festa para ver seus parentes, e muito menos a criançada correndo para cima e para baixo. (salvo batizado, funeral, casamento e outras festas de família).

29.o Discutir com sua mulher (ou seu marido) em público. Isso deve ser evitado até mesmo se as pessoas presentes são amigos íntimos: os problemas conjugais devem ser guardados para as quatro paredes... (discutir com o marido ou a mulher alheia é ainda pior).

30.o Perfumar-se com exagero (vale tanto para as mulheres quanto para os homens). E você, pantera, boneca deslumbrada, não use perfume nas mãos: poderá passá-lo, num aperto de mão, a alguém que seja alérgico a perfume ou que tenha horror a ele. Perfume para mim, por exemplo, só o da mulher amada. Assim mesmo, depende das ocasiões... (nossa que horror aquele Poison 9h da manhã!!! e na mão, só álcool gel).

31.o Não sentar em mesa de ninguém em boate ou restaurante sem ser convidado. Existem muitos Beija-flores que sentam sem ser convidados, bicam o whisky e dão no pé... (que horror!!!).

32.o Respeite os momentos de solidão do próximo. Muitas vezes você vê um amigo jantando ou almoçando sozinho num restaurante... Às vezes ele está mergulhado no seu momento de solidão e não quer ser importunado mesmo pelos amigos. Quer ficar sozinho. Dois pontos: Não seja um chato portanto... De leve...

Suuuuper leve!!! Beijos.

2 comentários:

  1. Oi, Sissi!
    Bem vinda de volta! Que bom que está melhor.
    Adorei esse post, fiquei rolando de rir, e o pior é que meu digníssimo consorte está 'crucificado' em vários quesitos...acho que vou imprimir e mandar para ele, numa carta anônima!rsrs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Fá, pois então... melhorei, mas ainda não estou 100%, gripe forte...
    Ensine o consorte, e avise que palito é imperdoável! kkkk
    bjs.

    ResponderExcluir