Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

domingo, 18 de abril de 2010

como receber na montanha ou na praia

Depois do  intervalo que fiz para tentar me organizar no trabalho (confesso que ainda não me organizei a contento), retorno com Ibrahim Sued (pois foi com ele que estava dialogando) em como receber na montanha e na praia.

Diz ele que se a gente convida alguém para passar o final de semana (week-wend), é bom especificar a hora da chegada do hóspede, esse deve ser o primeiro ítem a ser conferido. Para que não ocorram desencontros...

Bombons para a dona da casa são indispensáveis, diz ele, também pode-se levar algo para o anfitrião, e quem sabe algo para as crianças. Nossa, talvez fique mais barato ficar em um hotel... mas sem tanto charme talvez.

Se você for muito a mesma casa, não leve bombons toda vez, diversifique. Retribua (nossa que verbo que parece estar fora de moda).

Preste atenção em dois pontos a respeito à hospedagem: limpeza e arrumação impecáveis. (Jesus, imaginem o horror de ser recebido com uma roupa de cama usada!!!!)

Não esqueça dos cabides nos armários, pois os hóspedes precisam de lugar para guardar suas coisinhas... Espelhos, livros, toalhas, cobertores para os friorentos, sabonete, touca de banho, algodão, curativos, absorventes, fio dental...

Enfim, eu acho que o bom é fazer um chek list quando se vai receber, seja para uma festinha informal, ou para hóspedes. Mas acima de tudo, o que é mais importante é deixar as pessoas à vontade.

Ibrahim Sued faz um alerta bem interessante, para quando a gente é  o hóspede. ser discreto e respeitar as regras da casa que nos recebe. Assim, se a gente gosta de levantar cedo, deve fazê-lo discretamente. Não é preciso ficar na cama irritado, mas seja discreto.

Segundo ele: "um bom hóspede cumprimenta os empregados pela manhã, ao lhe ser servido o café. Deve dar gorjetas a eles no momento da partida. O cuidado com o banheiro é outra coisa: deixá-lo nas mesmas condições em que o recebeu é regra que não pode ser transigida. Por fim: procure perturbar o mínimo a rotina da casa, inclusive não dando para lavar suas roupas. Roupa suja se lava em casa... De leve".

BOM DOMINGO!!!!

2 comentários:

  1. Olá Sissi,
    Venho agradecer as tuas simpáticas oalavras no meu blog.
    É mesmo muito triste perder um gatinho... :(

    Se vives num apartamento, tens mesmo de os manter fechados, mas eu vivo numa casa com quintal, jardim, e outras casas e outros quintais dos lados onde há outros gatinhos...
    Seria uma maldade manter um gato só em casa!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, estes detalhes de educação é que deixam nossa vida mais aconchegante!
    Um beijo,Sissi!
    Alessandra
    http://indianaartes.blogspot.com

    ResponderExcluir