Olá pessoal, tudo bem???
Quero contar para vocês uma novidade, em novembro, na Semana Acadêmica de História e Sociologia, eu e minha colega e amiga Socióloga Sandra Mattar, iniciamos, oficialmente as atividades do Núcleo de Gênero da PUCPR.
E nessa esteira de estudos, além das minhas pesquisas sobre mulheres místicas, estou me preparando para uma palestra sobre mulheres da Renascença Italiana. Já falei sobre uma delas aqui nesse blog, a Beatriz D'Este. E nesse universo maravilhoso de trabalho, hoje estudei uma pouco sobre Christine de Pisano, e é sobre ela que quero começar a falar um pouquinho.
Sem me afastar dos meus estudos sobre cortesia, essa mulher, Christine de Pisano, viveu na corte, e nesse espaço estudou e defendeu as mulheres de seu tempo. Ela se insurgiu em especial contra o Roman de la Rose, importante romance do final da Idade Média, porque achava que esse romance feria a honra feminina.
É isso aí Christine... na sequência podemos falar um pouco mais sobre ela. O que acham???
Beijos e bom domingo, Sissi.
Oi, Sissi!
ResponderExcluirEu voto completamente a favor de falarmos (no meu caso ouvirmos!rs) mais sobre as mulheres na História.
Uma vez um professor de matemática falou alguma coisa sobre a superioridade masculina na História e as meninas ficaram loucas da vida. Então ele fez um desafio para todas nós: elencar as mulheres importantes para o mundo. O problema é que a gente só conhece as 'básicas' (falta de imaginação para outro adjetivo...rs) e ainda assim bem pouquinho. Então ele confirmou a superioridade masculina em pelo menos saber mais dos seus coleguinhas de gênero. Nunca mais esqueci isso...e naquela época não tinha Google, senão ele ia ver só!rsrs
Prontinho, justifiquei meu voto!
E lógico que sou sua seguidora mega fiel!!! Só se fosse doida pra não aproveitar a lindeza que é seu blog!! Adoro isso aqui, menina!!
bjs
Olá! Adoro mulheres da Renascença...desde que entrei ao maravilhoso universo da história estudo sobre elas.
ResponderExcluirAmei seu blog =)
Bjs
Veronica