Mesa posta

Mesa posta
Mesa posta para um almoço com Fragonard

domingo, 26 de dezembro de 2010

mulheres na História

Olá pessoal, tudo bem???

Quero contar para vocês uma novidade, em novembro, na Semana Acadêmica de História e Sociologia, eu e minha colega e amiga Socióloga Sandra Mattar, iniciamos, oficialmente as atividades do Núcleo de Gênero da PUCPR.

E nessa esteira de estudos, além das minhas pesquisas sobre mulheres místicas, estou me preparando para uma palestra sobre mulheres da Renascença Italiana. Já falei sobre uma delas aqui nesse blog, a Beatriz D'Este. E nesse universo maravilhoso de trabalho, hoje estudei uma pouco sobre Christine de Pisano, e é sobre ela que quero começar a falar um pouquinho.

Sem me afastar dos meus estudos sobre cortesia, essa mulher, Christine de Pisano, viveu na corte, e nesse espaço estudou e defendeu as mulheres de seu tempo. Ela se insurgiu em especial contra o Roman de la Rose, importante romance do final da Idade Média, porque achava que esse romance feria a honra feminina.

É isso aí Christine... na sequência podemos falar um pouco mais sobre ela. O que acham???

Beijos e bom domingo, Sissi.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

mulheres na liderança

No sábado passado estive num programa de TV chamado Globo Comunidade. Adorei o programa, não foi só porque apareci lá não, mas gostei realmente de tudo, até de mim...kkkk

Quem quiser ver é só acessar o link: 
http://www.rpctv.com.br/globo-comunidade/2010/12/as-mulheres-na-lideranca/

Beijocas, Sissi.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Presentes de Natal

Outro dia dei uma entrevista para a Gazeta do Povo sobre presentes adequados de Natal, o título da matéria foi: Para não errar.
Na verdade, tudo que disse parte do sempre desejado bom senso. Oras, mas o que é isso???
Parace-me que algo que a humanidade deseja e persegue desde os tempos jurássicos.
Em primeiro lugar, antes de tudo, para presentear alguém leve em conta seu grau de intimidade, e baseado nisso, se tiver dúvida, pergunte, investigue, especule. Isso mesmo, revelar interesse e empenho é maior do que o próprio presente.
Ou seja, nada mais desagradável do que perceber que a pessoa que oferece algo a você comprou às dúzias, numa liquidação de pague 3 e leve 15...

E deixe de lado, por favor as mensagens desagradáveis... Tipo: livro de dieta para quem está acima do peso... Isso é de um mau gosto imperdoável.

Outra coisa, evite os presentes de tamanho GG, se a pessoa está gordinha dê para ela um CD, uma bijouteria, uma jóia, um porta-retrato, um ingresso para a ópera, mas por favor, não um presente GG que ainda corre o risco de ficar apertado. (SOCORRO!!!)

Uma coisa abominável, ganhar no bingo do jantar de final de ano da firma uma noite no motel. Por favor, se alguém do blog organiza enventos, não faça isso, é constrangedor, eu sempre tive pavor de ganhar um prêmio desses. Esse é um caso de sortear quando se tem intimidade...


Enfim, presentes, seja de Natal, Páscoa, Aniversário, casamento, significa a considereção que se tem de si mesmo (aquele que presenteia) e a consideração que se tem do outro (o que recebe), portanto vamos caprichar. Ainda é tempo de substituir aquele presente mico (ou até mesmo King Kong) e guardá-lo para uma outra noite...

Beijos a todos e um SUPER FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Women In Art

sábado, 18 de dezembro de 2010

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

terça-feira, 14 de dezembro de 2010